segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Meditação do Chocolate com…Trufas de Oreos

Trufas de Oreo
  
Mas porque é que são todos loucos por chocolate? Pessoalmente não tenho estes incontroláveis desejos de chocolate, passo meses sem comer chocolate e quando o vejo não perco todas as minhas capacidades. Ou sou emocionalmente muito equilibrada (até eu me rio), ou não tenho sensibilidade nenhuma. Seja como for, vou aproveitar o poder que o chocolate.

Chocolate. Todos sabemos que é bom.
Não é necessário enumerar os seus benefícios. Vitaminas  B2, B12, fósforo, magnésio, importantes, as suas propriedades antioxidantes, protector do sistema circulatório, estimulante cerebral...são só algumas caracteristas do chocolate.

Meditação. Excelente terapia para os que sofrem de hipertensão, nervosismo, indigestões, ansiedade e muitos outros transtornos provocados pela tensão e pelo desequilíbrio que esta provoca nas funções vitais. Os seus benefícios estão provados cientificamente, mas ninguém tem tempo para isso.

Mas então que tal uma meditação do chocolate? Unir os benefícios de ambas maravilhas! O resultado só pode ser fantástico!
Como? Podíamos começar por fazer umas Trufas de Oreos!

 

Ingredientes (aprox. 40 a 45 unidades):

350 g de bolachas Oreo
250 g de queijo creme Philadelphia
450 g de chocolate amargo, com leite ou branco (à escolha)

Picar as bolachas bem fininha. Reservar uma colher de sopa para a decoração e
misturar as restantes bolachas com o queijo creme, envolvendo bem para obter uma massa homogênea. Deixar repousar 30 minutos no frigorifico.
Quando a massa tiver endurecido, formar bolinhas com as palmas das mãos, colcá-las numa folha de papel vegetal e deixá-las no frigorifico durante mais 30 minutos.

Entretanto, derreter o chocolate partido aos bocados, em banho Maria.
Retirar as trufas do frigorifico e com a ajuda de dois garfos, passá-las pelo chocolate derretido de maneira a cobri-las completamente. Deixar escorrer o excesso de chocolate e voltar a colocá-las no papel vegetal.
Reservar no frigorifico mínimo 1 hora antes de apreciar.

Já podemos meditar:

Pegamos numa trufa (ok que sejam duas, pois uma só, pode ser frustrante e anti-Zen).
Fechamos os olhos e desconectamos de toda informação sensorial para nos concentrarmos apenas no ‘chocolate’.
Tomamos consciência do seu sabor, textura, de todos os seus detalhes e das sensações que despertam em nós. Permitimos que o chocolate envolva os nossos sentidos e emoções e sobretudo, não nos deixamos perturbar por nada, pelo menos neste momento.

Fácil, apenas mais uma maneira de apreciar e viver plenamente o momento presente.

Estas trufas são ótimas. Como uma mousse coberta por uma capa estaladiça.
Sabem ainda melhor quando partilhadas com os amigos.
Toca a praticar!

DESEJO A TODOS UM ANO 2014 MUITO FELIZ!



Trufas de Oreo


_______________

Meditación del Chocolate con…Trufas de Oreos

Trufas de Oreo
Pero porque son todos locos por chocolate? Personalmente, no tengo estos incontrolables deseos de chocolate, pasan meses sin que coma chocolate e cuando lo veo, no pierdo todas mis capacidades. O soy emocionalmente muy equilibrada (hasta yo me rio de esta frase), o no tengo ninguna sensibilidad. Sea lo que sea, aprovecho el poder que o chocolate.

Chocolate. Todos sabemos que está bueno.
No hace falta enumerar sus beneficios. Vitaminas  B2, B12, fósforo, magnesio, sus propiedades antioxidantes, protector del sistema circulatorio, estimulante cerebral...solo son algunas de las características del chocolate.

Meditación. Excelente terapia para los que padecen de hipertensión, nerviosismo, indigestiones, ansiedad y muchos otros trastornos provocados por la tensión e por el desequilibrio que esta provoca en las funciones vitales. Sus beneficios están comprobados científicamente, pero nadie tiene tiempo para practicarlo.

Y que tal una meditación del chocolate? Unir los beneficios de ambas maravillas! El resultado solo puede ser fantástico!
Cómo? Para empezar podríamos hacer unas Trufas de Oreos!

Ingredientes (aprox. 40 a 45 unidades):

350 g de galletas Oreo
250 g de queso crema Philadelphia
450 g de chocolate negro, con leche o blanco (por elegir)

Triturar las galletas bien finas. Reservar una cucharada sopera para decorar y
mezclar las galletas restantes con el queso, envolviendo bien para obtener una masa homogénea. Dejar la masa 30 minutos en la nevera.
Cuando la masa haya endurecido, formar bolitas con las palmas de las manos, ponerlas sobre una hoja de papel vegetal y volver a ponerlas en la nevera por 30 minutos.

Mientras, derretir el chocolate partido en trozos, al baño María.
Retirar las trufas de la nevera y con la ayuda de dos tenedores, pasarlas por el chocolate derretido de manera a cubrirlas totalmente. Dejar escurrir el exceso de chocolate y volver a colocarlas sobre el papel vegetal.
Reservar en la nevera mínimo 1 hora antes de apreciar.

Ya podemos meditar:

Cogemos una trufa (que sean dos, pues solo una, puede ser frustrante e anti-Zen).
Cerramos los ojos y desconectamos de toda información sensorial para concentrarnos únicamente en el ‘chocolate’.
Tomamos consciencia de su sabor, textura, de todos sus detalles y de las sensaciones que despiertan en nosotros. Permitimos que el chocolate envuelva nuestros sentidos e emociones y, sobretodo no nos dejamos perturbar por nada, al menos en este momento.

Fácil, una manera más de apreciar y vivir plenamente el momento presente.

Nota:
Estas trufas están buenísimas. El interior es como una mousse envuelta por una capa crujiente.
Saben mejor aún si se pueden compartir con los amigos.
A practicar!

DESEO A TODOS UN AÑO 2014 MUY FELIZ!

2 comentários:

  1. Minha querida Sandra, como podes não se apreciadora de tão boa iguaria:chocolate? Ok, não podemos todos gostar do mesmo ;) o Mauro esteve na Suíça e trouxe uns bombons de lá que é um pedaço de céu, o preço é que é o inferno :(.
    Tenho sempre chocolates e bombons em casa numa gaveta. Mas na época festiva que estamos a decorrer, coloco sempre as bomboneiras cheias com os bombons. Claro, escusado será dizer que tenho que preencher diáriamente. Enquanto estão na gaveta, não desaparecem, mas quando estão à vista "é um vez se te avias". Há dias a ver o Mauro a retirar uns bombons a seguir de ter almoçado e bem, pergunto-lhe:Ó filho, tens ainda fome para comeres os bombons? Ao qual ele responde:-Ó mãe, mas desde quando se precisa de ter fome para comer chocolate :) estás a ver...

    Amiga agora as tuas turfas, ficaram de se comer ajoalhada, estão mesmo com um aspecto guloso e lindas. Deste-me uma ideia, e eu que tinha dito que que não fazia mais nada para o fim de ano, mas lá terá que ser. ;)

    Querida, desejo-te um ano de 2014 com muita saúde e sucessos, pois mereces tudo de bom. És um tesouro que tive o privilégio de conhecer no ano de 2013: obrigada, recebe um abraço enorme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, não te preocupes, eu gosto de chocolate, em pequenas quantidades e sem aquela 'loucura'. Mas chocolate, nunca falta cá em casa e sempre bom. O contrario seria imperdoável para a minha parte suiça.
      Aliás estas trufas souberam-me muito bem, e vale a pena fazer. Em tua casa de certeza que não vão durar muito.
      Um grande abraço, Isabel, e que 2014 seja 'BOM COMO CHOCOLATE'!

      Eliminar