quarta-feira, 26 de junho de 2013

Almendrados do Algarve (sem glúten)/

Almendrados do Algarve (sem glúten)
Almendrados do Algarve
Foi graças aos Pastéis de Nata, que eu descobri esta fantástica receita.
Para não perder as claras de ovo que sobravam dos pastéis, fiz estes almendrados.

Foi no site das gastronomias.com, que descobri esta maravilha que adaptei ligeiramente.
Veio mesmo a jeito. Fácil, rápido e como amêndoa quase nunca falta na minha cozinha, não hesitei.

Ingredientes (não contei mas deu para pelo menos uns 30):

2 claras de ovo
200g de açúcar amarelo
250g de miolo de amêndoa moído
1 c. de café de canela
Amêndoas inteiras ou em falhasPreparação:

Bater as claras em castelo, juntar o açúcar, a amêndoa e a canela. Mexer tudo até ficar bem envolvido.
Formar bolinhas com a massa e colocá-las sobre o tabuleiro do forno forrado com papel vegetal. No centro de cada bola, colocar um bocado de amêndoa laminada (ou uma amêndoa interia, que eu não tinha) pressionando ligeiramente.
Levar ao forno 180ºC, 15 a 20 minutos até dourarem ligeiramente, sem deixar queimar.

Notas:
Estaladiços por fora e cremosos no centro, estes almendrados sabem mesmo a Algarve!
Tinha eu duas caixas cheias com estes bolinhos, pensando poder-me deliciar durante alguns dias.
Devia estar nas estrelas (outra vez?). Ao fim do dia, tinha duas caixas vazias para lavar.
Mal sabem eles que tenho alguns guardados para fazer...otra coisa...
Almendrados


___________________


Almendrados do Algarve (sin glúten)
Almendrados de Algarve


Gracias a los Pastéis de Nata, he descubierto esta maravillosa receta.
Para no perder las claras de huevo que quedaban de los pastéis, he hecho estos almendrados típicamente portugueses.

Los he encontrado en el site portugués gastronomias.com. Los he adaptado ligeramente y quedaron fantásticos.
Muy oportuno. Fácil, rápido y como almendra casi nunca falta en mi cocina, no he hesitado.

Ingredientes (no los he contado pero vale para unos 30):

2 claras de huevo
200g de azúcar moreno
250g de almendra molida
1 cuch. de café de canela
Almendras enteras o en lascas

Batir las claras a punto de nieve. Juntar el azúcar, la almendra y canela. Mezclar bien.
Moldear bolitas con la masa y ponerlas sobre la bandeja del horno cubierta con papel vegetal.
Colocar una almendra o lascas de almendra en el centro de cada almendrado, presionando con el dedo para que se hunda ligeramente.
Hornear a 180ºC, 15 a 20 minutos hasta que se pongan doraditos, pero sin dejar que se quemen.

Notas:
Crujientes por fuera y cremosos en el centro, estos almendrados saben a Algarve!
He llenado dos cajas con estos ‘bolinhos’ (pastelitos), pensando que me iba a deleitar durante algunos días más.
Estaría en las estrellas (otra vez?). Se terminó el día y me quedé con dos cajas vacías por lavar.
Si supiesen que tengo unos guardados para hacer…otra cosa…

Almendrados

2 comentários:

  1. Que lindos Almendrados. Delíciaste-te muito bem, acredito! Tenho uma receita destes bolinhos em lista de "espera" em rascunho há mais de um ano. :) Sandra, eu as claras quando sobram se não me apetece logo utilizar, congelo dentro de uma caixa. Aliás tenho sempre, claras congeladas. Até tenho várias caixas de vários tamanhos, onde tenho, 2, 3, 4, 5,6 seis claras, assim, nunca esqueço a quantidade das caixas. Quando preciso, é só retirar do congelador, e deixar descongelar, o que é rápido.

    Abraço linda.

    ResponderEliminar
  2. A tua ideia é genial. Sei que se congelam as claras, mas como já estava na onda, aproveitei-as logo. Mas para a próxima sou capaz de fazer como dizes. As tuas dicas são sempre bem-vindas. E a tua receita em 'lista de espera', podes fazer, êxito assegurado.
    Abraço

    ResponderEliminar